Caieiras: Um Polo de Saúde Básica e Desenvolvimento Econômico Próximo à Capital Paulista

Economia

Produto Interno Bruto (PIB)

Entre 2006 e 2021, o PIB de Caieiras apresentou o 21º melhor desempenho da região imediata. Nos últimos dez anos, o crescimento nominal da atividade econômica na cidade foi de 143,1%, enquanto nos últimos cinco anos a taxa de crescimento foi de 59%.

Crescimento da População

Há trinta anos, a população de Caieiras era de 39,1 mil habitantes, resultando em um crescimento de 143,2% ao longo do período. Esse desempenho é o 5º maior da região imediata. No entanto, nos últimos cinco anos, o número total de habitantes na cidade diminuiu em 2%.

Geração de Empregos

Entre janeiro e maio de 2024, Caieiras registrou 5,6 mil admissões formais e 4,7 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 865 novos postos de trabalho. Esse desempenho supera o do ano passado, quando o saldo foi de 471.

Na pequena região de São Paulo, esse é o 16º melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas proporcional ao tamanho da população, Caieiras é a 7ª cidade que mais cresce na grande região de São Paulo.

Abertura de Empresas

Até junho de 2024, Caieiras registrou a abertura de 205 novas empresas, das quais 62 operam pela internet. Somente no último mês, foram instaladas 38 novas empresas, sendo 10 com atuação online. Esse desempenho superou o do mês anterior, quando foram registradas 30 novas empresas. No ano de 2023, o total de empresas registradas foi de 386.

Na região, foram abertas 27,2 mil novas empresas, um número superior ao do ano passado. Destacam-se as cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Barueri, Santo André e Santos, que juntas somaram 13,1 mil novas empresas, representando 48,3% do total de empresas abertas na região no período.

Potencial de Consumo

Caieiras possui 23,8 mil empregos com carteira assinada. As ocupações mais comuns são alimentador de linha de produção (1.471), auxiliar de escritório (879) e assistente administrativo (832). A remuneração média dos trabalhadores formais no município é de R$ 3,1 mil, inferior à média estadual de R$ 3,9 mil.

A concentração de renda em Caieiras é alta e supera a média estadual. As classes econômicas de menor poder aquisitivo (E e D) representam 46,5% do total de remunerações, enquanto as classes mais altas representam 15,3%. A concentração de renda nas classes mais baixas é 11,7 pontos percentuais maior que a média estadual, enquanto nas classes de alta renda é 17,7 pontos percentuais menor.

Entre os trabalhadores, as três atividades que mais empregam são: administração pública em geral (2.333), serviços de engenharia (1.444) e fabricação de papel (1.366). As atividades de fabricação de papel e tratamento e disposição de resíduos não-perigosos também se destacam entre os setores característicos da cidade.

Oportunidades de Negócio

O comércio, juntamente com os serviços de alojamento e alimentação, representa 25% do total de trabalhadores em Caieiras, concentrando-se em supermercados, lojas de variedades, restaurantes e bares, que empregam 1,4 mil trabalhadores.

Caieiras conta com 55 das 74 modalidades de comércio possíveis, o que indica uma alta diversidade comercial. O setor de serviços também é variado, abrigando empresas de vários setores, o que intensifica a concorrência. Comparando com municípios de tamanho populacional similar, o desenvolvimento do comércio e dos serviços em Caieiras é semelhante.

O comércio atacadista de mercadorias em geral e o de químicos, papel e sucatas destacam-se com um maior volume de trabalhadores per capita que os demais municípios similares, indicando alta concorrência nesses setores. No comércio atacadista de mercadorias em geral, Caieiras tem 475 funcionários para cada 10 mil habitantes, enquanto a média em outros municípios é de 437, resultando em uma diferença de 38 trabalhadores. No comércio atacadista de químicos, papel e sucatas, há 14 funcionários a mais para cada 10 mil habitantes, classificando também essa atividade como de alta concorrência.

Os segmentos de comércio atacadista de grãos e insumos agrícolas e os campings e albergues, embora presentes em municípios similares, não possuem vínculos formais de emprego em Caieiras.

Por outro lado, atividades como clínicas médicas, supermercados, lojas de variedades, roupas e calçados demonstram grande potencial para novos investimentos. As clínicas médicas apresentam uma taxa esperada de 514 trabalhadores para cada 10 mil habitantes, enquanto Caieiras possui 475, uma diferença de -39. Nos supermercados e lojas de variedades, a diferença entre a taxa real e esperada é de -26 trabalhadores para cada 10 mil habitantes, indicando espaço para crescimento nesses setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *